quinta-feira, 27 de maio de 2010

tpm

Aaai, a nossa bela e feliz infância, onde não há aborrecimentos, preocupações, tudo é colorido e mágico... Até o "trágico" dia em que nós deixamos de ser as meninhas da mamãe e passamos a ser as mocinhas das mesmas, e o que gera essa mudança brutal?! É a nossa primeira menstruação, e com ela vem as cólicas, as mudanças de hormônios e a temida e odiada TPM D:
Mas antes de começar a falar o que essa tpm faz com nós mulheres, eu vou primeiro explicar científicamente o que a mesma é!
T.P.M. = Tensão Pré-Menstrual
A TPM , também conhecida como tensão pré-menstrual, é um conjunto de sintomas desconfortáveis que atinge grande parcela das mulheres na época da fase lútea tardia, permanecendo até o começo da menstruação.
Agora, deixa eu explicar na nossa língua o que é a tpm.. é a sensação que o mundo vai acabar ou que nós vamos ter que acabar com ele D: ieuheiuhei
Mas meninas, vale deixar claro aqui que nem todas as meninas sentem os sintomas e os efeitos da tensão pré menstrual da mesma forma, em algumas podem ser insignificantes, enquanto em outras podem ser fortíssimos e insuportaveis, rs
Os sintomas mais típicos deste período são: nervosismo, irritação sem motivos significativos, depressão e sensibilidade. E sem contar que podemos sentir também sintomas FÍSICOS (¬¬) como: dores de cabeça, retenção de líquidos, sensibilidade nas mamas, dores musculares, etc.
Como eu expliquei ainda agora, nós podemos ter mudanças tanto físicas como psicológicas, mas isso não quer dizer que a tpm seja uma doença orgânica, mas sim, sintomas decorrentes durante o período do ciclo menstrual.
Agora eu vou dá algumas diquinhas pra vocês de como tentar evitar essa maldita tpm:
A TPM, muitas vezes, pode ser amenizada através de cuidados básicos e simples como, por exemplo, reeducação alimentar, diminuição da ingestão de cafeína, diminuição do consumo de sal e a realização de atividades físicas.
Nesta fase, deve-se dar preferência ao consumo de determinados alimentos como, por exemplo, morango, alcachofra, salsa, aspargo, agrião, banana, batata, pêssego, tomate, etc. Alguns destes alimentos (exemplo: morango e melancia) funcionam como diuréticos naturais no organismo, e outros, como a banana, são riquíssiomos em potássio.
Porém, há casos em que a simples mudança na dieta e a realização de atividades físicas não ajudam a diminuir os sintomas em algumas mulheres. Nestes casos, o indicado é procurar um médico (clínico geral ou ginecologista).

#Espero ter esclarecido as dúvidas de vocês sobre a tpm. Beijinhos :*

3 comentários:

  1. Aiin, como sempree ótiima, ótiima naas palavraas . Quero ser iguaal a vocêe quandoo crescer. uahuahauhauhauh ³

    ResponderExcluir
  2. ieuheiuehe. Obrigada, meninas fofas ♥

    @rrrenaly

    ResponderExcluir